DESENVOLVIMENTO HUMANO
CASE: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS
Na área da educação em específico o Ensino Médio, há uma lacuna a ser preenchida no que se refere à Orientação Profissional. Certamente a evasão escolar pode ser um dos motivadores. No Brasil, nas Instituições Educacionais Públicas a evasão tende a estar em 12% enquanto nas Instituições Educacionais Privadas tende a estar em 26%. E a raiz do problema certamente está no fato de muitas escolas não motivarem seus alunos à questões práticas do dia a dia, nem mesmo os fazem visualizar-se profissionalmente no futuro.
Acreditamos que a vocação é proveniente principalmente de alguma questão espiritual, pois as aptidões dos seres humanos podem sim ser desenvolvidas, mas em muitos casos aparentam ser natas do próprio indivíduo. Num mundo em que as questões do trabalho se transformam diuturnamente -- seja pela lei, pelo surgimento de demandas diferenciadas e pela emergência de novas profissões -- pensar em orientação vocacional e profissional é a verdadeira chave que pode direcionar os seres humanos à cumprir seu papel na sociedade. Visualizar-se em uma profissão (ou criar a sua própria) é a bússola que nos coloca no caminho certo, pois promove uma série de benefícios:
- Evita as distrações cotidianas que nos motivam todos os dias a comprarmos uma infinidade de cursos e e-books, colocam muitos no caminho do empreendedorismo compulsório (ainda que não haja inclinação e dom de todo indivíduo para tanto);
- Direciona o indivíduo para vagas de trabalho que se conformam com a personalidade e perfil;
- Auxiliam na visualização da execução do trabalho, promovendo a realização profissional.





