ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

CASE: PROCESSO ORGANIZACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL

Um grupo de Coaches e Mentores formados, com atuação consolidada em diversas áreas profissionais; se reunia constantemente pra debater assuntos da nova profissão, trocar ideias e práticas. Foi levantada a necessidade de formalização do grupo, mas não se sabia de início qual enquadramento jurídico a ser escolhido.

Foram desenvolvidos diversos produtos como:
  1. Análise para entendimento da demanda, optando-se pelo regime de associação;
  2. Elaboração de um Estatuto para direcionar o grupo e ordenar a gama de atividades a serem desenvolvidas,
  3. Elaboração de um Regimento Interno para orientar comportamento do grupo conforme as expectativas criadas, bem como para direcionar o bom uso do espaço físico que estava sendo disponibilizado para as reuniões;
  4. Elaboração de um Organograma, com tipologias de Diretorias, Cargos, Comissões de Trabalho e a respectiva descrição de cada um; 
  5. Criação de um glossário profissional, definindo terminologias para padronizar o uso dentro do escopo de atividades de todos os entes envolvidos;
  6. Apresentação do material desenvolvido para apreciação em Assembleia Geral.

FICHA TÉCNICA

Tipo de Cliente: Entidade Profissional
 Setor: Coaching & Mentoring
Membros do grupo: ≅ 15
Tempo de Desenvolvimento: 2 meses

CASE: MELHORIA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA DE CONSULTORIA JÚNIOR

As empresas juniores no ambiente Universitários são fundamentais para a prática profissional durante a trajetória acadêmica. Como a entidade estava nos primeiros anos desde a sua criação, faltavam processos bem definidos para orientar as lideranças e os estagiários nos mais diversos tipos de atividades. Além disso, pelo fato de estarem em um ambiente cedido pelo Poder Público (Universidade Federal), sempre havia necessidade de justificar uma série de demandas e adequar-se o mais rigidamente dentro da legalidade.

Foram desenvolvidos diversos produtos como:
  1. Elaboração de Planejamento Estratégico
  2. Elaboração de um Estatuto para direcionar o grupo e ordenar a gama de atividades a serem desenvolvidas,
  3. Elaboração de um Regimento Interno para orientar comportamento do grupo conforme as expectativas criadas, bem como para direcionar o bom uso do espaço físico que estava sendo disponibilizado para as reuniões;
  4. Organização de Cursos de Capacitação Acadêmica para angariar recursos para a Empresa e arcar com diversos custos fixos e esporádicos.
  5. Criação de um glossário profissional, definindo terminologias para padronizar o uso dentro do escopo de atividades de todos os entes envolvidos;
  6. Apresentação do material desenvolvido para apreciação em Assembleia Geral.

FICHA TÉCNICA

Tipo de Cliente: Empresa Universitária
Setor: Consultoria
Membros do grupo: ≅ 10
Tempo de Desenvolvimento: 2 meses